CBH-BS recebe representantes da Defesa Civil
Publicado por Midia CBHBS em
Encontro contou com apresentação de projetos voltados ao planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos
A Presidente do CBH-BS, Enga. Raquel Auxiliadora Chini, representada pelo seu Assessor, Rui Lemos Smith, o Secretário Executivo do CBH-BS, Eng. Sidney Felix Caetano receberam na sede do DAEE-Itanhaém, no último dia 15 de março, os representantes da Defesa Civil Estadual, Capitão Zaupa e Soldado Gabriela, e os representantes da Defesa Civil de Santos, Coronel Daniel Onias, Franco Cassol e Pacita Lopes Franco. A reunião contou também com a presença do Secretário Executivo Adjunto Dr. Ricardo Kenji Oi e de toda a Equipe da Secretaria Executiva do CBH-BS.
Além da Visita Técnica à Sala de Situação de Gerenciamento dos Recursos Hídricos, o encontro teve a apresentação dos trabalhos que vem sendo executados na Região da Baixada Santista voltados ao planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos e, em especial, à ocorrência de Eventos Climáticos extremos, com o objetivo de auxiliar os trabalhos da Defesa Civil na prevenção e mitigação de eventos climáticos.
As apresentações dos projetos financiados pelo Fehidro e que compõem a Sala de Situação foram feitas pela Enga. Alexandra F.P. Sampaio e Eng. Matheus Souza Ruiz (Unisanta), Eng. Júlio Borges (Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Ribeira) e Me. Fábio Rodrigues de Oliveira (LocalSig).
Atualmente, a Sala de Situação de Gerenciamento de Recursos Hídricos conta com os seguintes projetos (concluídos ou em andamento):
- Sala de Situação de Recursos Hídricos – AEAVR;
- SACI-Sistema de Alerta para Chuvas Intensas na Baixada Santista – AEAVR;
- IARA-BS – Implantação do Sistema de Alerta Para Ressacas e Alagamentos na Baixada Santista – AEAVR;
- REDE TELEMAR – Implantação da rede de monitoramento telemétrico em cursos d’água sob influência de maré – AEAVR;
- Monitoramento fluviométrico em tempo quase real e Modelagem Hidrológica nas Bacias Hidrográficas dos rios Cubatão, Mogi e Itapanhaú – UNISANTA;
- Implantação e Operação de Rede de Monitoramento Hidrológico nos Principais Cursos D’água da Região do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista – CBH-BS – ABAVAR;
- Ampliação da Rede de Monitoramento Hidrológico das Bacias do CBH-BS –– ABAVAR;
- Implantação e Operação de medidores de vazão fixa d’água nos Rios Aguapeú, Itapanhaú, Itariru e Perequê (Cubatão) da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista – AEAVR;
- Monitoramento dos sistemas de emergência do na Baixada Santista a partir de radar meteorológico de alta precisão – DAEE/USSP.