CETESB publica resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista
Publicado por Midia CBHBS em
A CETESB publicou os resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista. O projeto, pioneiro no Estado de São Paulo, foi coordenado pela Divisão de Mudanças Climáticas e Acordos Multilaterais da CETESB, com apoio da Escola Superior, FEHIDRO – Fundo Estadual de Recursos Hídricos, e Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS).
Representantes do CBH-BS dos nove municípios – Bertioga, Guarujá, Santos, Cubatão, São Vicente, Praia Grande, Mongaguá, Itanhaém e Peruíbe -, inclusive agentes municipais (Secretárias de Obra e Meio Ambiente, Defesa Civil), representantes do Estado (DAEE, SABESP, CETESB, EMAE) e sociedade civil (universidades, associações) foram capacitados em torno de três temas principais: identificação de vulnerabilidades, proposição de medidas de adaptação para prevenção dos efeitos das mudanças no clima e orientação das prefeituras municipais sobre a captação de recursos financeiros para a elaboração de planos, programas ou projetos para a implementação de ações de adaptação na região.
O curso começou em 2019, mas foi interrompido em função da pandemia de Covid-19, e retomado em junho de 2021 no formato virtual. A capacitação teve aulas teóricas, palestras de especialistas convidados e dinâmicas participativas, e culminou no desenvolvimento de projetos de adaptação. Em setembro de 2021, o curso foi concluído com um seminário que reuniu os mais de 100 participantes e toda a equipe envolvida no projeto.
Todos os elementos considerados durante a capacitação estão publicados no documento publicado pela CETESB, assim como os projetos elaborados pelos representantes dos nove municípios que compõem a Região da Baixada Santista e os aprendizados obtidos durante o processo também fazem parte desta publicação.
Além do aprofundamento nos temas de relevância global e local, com o maior entendimento dos desafios e oportunidades da agenda de adaptação climática, esse trabalho constitui um ponto de partida para o fortalecimento institucional, a criação de projetos efetivos e a abertura de canais de comunicação entre os diferentes atores envolvidos, tanto os da região quanto especialistas, palestrantes e professores convidados.
Acesse os resultados da Capacitação em Adaptação às Mudanças Climáticas sobre os Recursos Hídricos na Baixada Santista