No Dia da Mulher 2022 convidamos Raquel Chini para nos contar sua história
Hoje, quase 70% dos servidores da Prefeitura de Praia Grande (SP) são de mulheres, que ocupam todos os níveis de cargos. Essa é uma grande conquista para todos e um excelente motivo para comemorar no Dia Internacional da Mulher.
A liderança da cidade é de Raquel Auxiliadora Chini, que foi eleita Prefeita de Praia Grande (SP), em 2020. Mas não é só isso, Raquel é também Presidente do CBH, Presidente do CONDESB e representante do CBH-BS, mãe, avó, filha e, por tudo isso, nossa personagem para homenagear todas as mulheres.
Sua história começa com conquistas importantes, como a formação em Engenharia Civil em 1982, pela Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes, e a pós-graduação em Informática. Depois ela começou a desenhar sua trajetória política, em 1993, ao lado do ex-prefeito Alberto Mourão, que culminou com a vitória nas urnas.
Na época, a predominância masculina intimidava muitas mulheres que desejavam atuar nessas áreas. Mas não Raquel. “O maior desafio, na minha área de atuação, engenharia, foi mostrar que a competência e o comprometimento independem do gênero”, conta. “E o grande desafio na direção de uma cidade é mantê-la no rumo certo ouvindo a sociedade”, completa.
Ela acredita que a sensibilidade da mulher faz a diferença por onde ela passa e por isso todos os lugares podem ser ocupados por mulheres. “O olhar ampliado, e a escuta aprimorada humanizam os projetos e integra os serviços públicos”, diz. Por isso mesmo à mulher cabe agir com respeito, confiança e coragem para romper os paradigmas impostos pela sociedade.
No seu percurso, contou com o apoio de muitas mulheres. “Todas as que integraram a minha equipe, nas diversas pastas pelas quais passei, foram fundamentais nos resultados que tivemos”, comemora.
Mas foi na maternidade que Raquel realizou seu maior sonho. E lidar conciliando família e trabalho é uma jornada de grandes desafios. “Não é tarefa fácil administrar o tempo. Os compromissos profissionais impactam profundamente nas relações em família, mas não abro mão de almoçar em casa e ficar um pouquinho com os meus netos Luisinho e Gabi”.
O segredo para fazer tudo isso? “Minha maior referência é a minha mãe, Fanni, por sua força, sabedoria e empreendedorismo”, conta. E agora é Raquel que inspira outras mulheres a conquistar o mundo que desejam para si. “Não abram mãos dos seus planos. Sonhem alto! Com trabalho, amor e determinação transformamos vidas!”, finaliza.