Diretoria Atual
Diretoria CBH-BS 2025-2027

ALBERTO PEREIRA MOURÃO
Alberto Pereira Mourão, formado em Direito pela Faculdade Católica de Santos (UniSantos), é técnico em contabilidade pela atual FAAP. A primeira eleição para prefeito ocorreu em 1992. Exerceu o mandato de 1993 a 1996. Foi eleito prefeito pela segunda vez nas eleições de 2000, mandato que exerceu de 2001 a 2004, e nas eleições de 2004, foi reeleito prefeito para o período 2005-2008. Na eleição de 2012, Mourão foi eleito para seu quarto mandato de prefeito de Praia Grande e em 2016 foi reeleito para seu quinto mandato na Prefeitura de Praia Grande. Durante a trajetória pública e ao longo do mandato, Mourão foi ainda vice-presidente da Associação Comercial de Praia Grande nos anos 1984 e 1985; e Presidente da instituição nos anos de 1986 e 1987. Também foi provedor da Santa Casa de Praia Grande nos anos de 1991 e 1992; superintendente da autarquia Progresso e Desenvolvimento de Praia Grande (Prodepg) em 1997; presidente do Instituto de Desenvolvimento e Incentivo a Ações Sociais (IDEIAS), também em 1997; e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista (CBH-BS) por três vezes, em 1996, 2003 e 2019. Ocupou ainda o posto de vice-presidente da Associação Paulista dos Municípios (APM) e foi presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb) por duas vezes, em 2006 e 2017. Nas eleições de 2024, Mourão foi eleito para exercer o sexto mandato na Prefeitura de Praia Grande.

NELSON ANTONIO PORTÉRO JUNIOR
Arquiteto e Urbanista formado pela Universidade de Mogi das Cruzes é vice-presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baixada Santista nas gestões 2021-2023 e 2023-2025. Especialista em regularização fundiária plena pela Universidade Federal de Santa Catarina, e em Educação Ambiental na área de Arquitetura Escolar pela Faculdade São Luís de Jaboticabal. Atuou, durante 23 anos, na Administração Pública nas Secretarias de Planejamento Urbano e Habitação, Meio Ambiente, Obras e Serviços Urbanos, e Educação e Cultura. Atualmente é conselheiro da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Bertioga e membro dos Conselhos Municipais de Saneamento e Infraestrutura, de Meio Ambiente e de Habitação e Urbanismo, do mesmo município.

VIVIAN MARRANI DE AZEVEDO MARQUES
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica (PUCC) de Campinas, iniciou a carreira profissional trabalhando com urbanismo para consultorias de Planos Diretores Municipais, passo decisivo para integrar a equipe da EMPLASA na Secretaria dos Negócios Metropolitanos (SNM), atuando entre 1988 e 1990, no Departamento de Parcelamento do Solo (PARSOLO), como arquiteta. De 1991 a 2009, com a extinção da SNM, a atual Secretaria do Meio Ambiente, atual Secretaria do Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), abrigou o licenciamento ambiental envolvendo recursos naturais. Ali atuou no Departamento de Uso do Solo Metropolitano como arquiteta, Diretora do Núcleo de Licenciamento e Fiscalização de São Paulo – DUSM, depois gerente do Centro Regional e Diretora substituta do Departamento. Entre 2002 e 2004, integrou a equipe do Departamento de Avaliação de Impacto (DAIA), como Diretora do Departamento de Urbanismo e Lazer (SAUL). Pela SEMIL fez parte das discussões da legislação de Proteção e Recuperação dos Mananciais, do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo – ZEE e do Operação Integrada Defesa das Águas (OIDA), entre outros grupos. Com a unificação do licenciamento estadual, em agosto de 2009, passou a exercer suas atividades na Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB), onde até 2018, foi assessora técnica no gabinete da Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental para assuntos correlatados às Áreas de Proteção e Recuperação dos Mananciais do Estado. Em 2019, passou a ocupar a gerência da Divisão de Desenvolvimento e Planejamento subordinada à presidência da CETESB, e no mesmo ano, a gerência da Divisão de Coordenação Setorial, na gestão das Câmaras Ambientais do Estado de São Paulo, onde permanece até o momento. Pela Deliberação CBH-BS nº 429, de 03 de abril de 2024, foi nomeada Secretária Executiva do CBH-BS.

LAURA STELA NALIATO PEREZ
Graduada em Engenharia Química e Administração de Empresas, integrou a Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) de 1977 a 2002, gerindo o setor de Águas Interiores, a Divisão de Gestão de Recursos Hídricos e a Divisão de Qualidade das Águas. Foi assessora técnica da Coordenadoria de Planejamento Ambiental Estratégico e Educação Ambiental de 2003 a 2006 e, a partir de 2007, na Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (SEMIL), como Assessora Técnica da Coordenadoria de Recursos Hídricos, sempre no apoio aos comitês de bacias e demais instâncias do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos, com atuação na implementação dos instrumentos das políticas nacional e estadual.